martes, 18 de octubre de 2011

EIMA 8: Abertura do evento contou com especilaistas brasileiros e espanhóis


Profissionais participaram hoje da palestra de abertura do Encontro Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável, realizado pela primeira vez em São Paulo

De hoje (17/10) até quinta-feira (20/10), diversos atores sociais – representantes de empresas, de governos, estudantes, professores – participam do Encontro Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável (EIMA 8), em São Paulo. 

Grandes temas da sustentabilidade como gestão de recursos hídricos, planejamento de cidades sustentáveis, economia verde e inclusiva, e o desafio energético serão tratados por especialistas brasileiros e por uma delegação espanhola que está no Brasil.

Segundo Gonzalo Echagüe, presidente da Fundación Conama, organizadora do evento, “somos protagonistas de uma mudança histórica. Precisamos dar respostas às demandas cotidianas, superar a pobreza, dar conta dos Objetivos do Milênio”. Os desafios são muitos e, para Echagüe, a governança é fundamental: “cooperação em âmbito internacional é algo urgente”.

Para Yoshaki Nakano, diretor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, desenhar estratégia de longo prazo pode ser uma saída. “Vamos valorizar os recursos que dispomos e tratar com cuidado, pois as questões são delicadas e envolvem planejamento de décadas”.

Javier Maroto é prefeito de Vitoria-Gasteiz, cidade nomeada como Capital Verde Europeia 2012, e apresentou, na abertura do EIMA 8, algumas das iniciativas sustentáveis desenvolvidas na cidade. Essa nomeação Capital Verde ocorreu na primeira Conferência da Capital Verde Europeia em Estocolmo, cidade vencedora em 2010. Para conseguir este posto, a cidade de Vitoria-Gasteiz iniciou um conjunto de ações concretas em prol da sustentabilidade, tais como reduzir o consumo de água doméstico per capita/dia, aumentar as áreas verdes na cidade, melhorar o abastecimento e a qualidade da água, eliminar as sacolas plásticas e substituí-las por material reutilizável e reciclável ou biodegradável, reduzir o consumo de energia, melhorar o sistema de transporte da cidade, reduzir as emissões de CO2 e de gases de efeito estufa.

O EIMA 8 pretende ser um fórum regional para gerar discussões entre profissionais e todos os envolvidos com o desenvolvimento sustentável, promover o intercâmbio de informações, experiências e conhecimentos, visando ao avanço de um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Wilson Toneto, presidente do Conselho da Fundação Mapfre, comentou que espera que os participantes do EIMA 8 voltem para suas comunidades com contribuições efetivas.

Mais informações sobre o evento: http://www.eima8.org.

No hay comentarios:

Publicar un comentario